quarta-feira, 10 de maio de 2017

O CRISTÃO QUE VIVE A SUA FÉ NA PALAVRA DE DEUS A PARTIR DA VISÃO ANGLICANA


O ser Cristão é viver para Cristo seja em qual denominação; religiosa ou evangélica, tradicional ou reformada.

Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros Cristãos. (Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei. João 6:37)

Participar da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas. (Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11, 28-29)

Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos. (Com efeito, assim como nós temos vários membros em um só corpo e esses membros não têm todos a mesma função, assim, sendo muitos, nós somos um só corpo em Cristo, sendo todos membros uns dos outros, cada um no que lhe cabe. Romanos 12,4-5)

Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão. (Eu vos felicito por vos lembrardes de mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como vos transmitir. 1 Coríntios 11,2)
 
Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade. (Pois todos nós fomos batizados em um só Espírito, para tornarmos um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou homens livres e todos nós bebemos de um único Espírito. 1 Coríntios 12,13)

Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente. (Pois eu vos declaro, irmãos: este Evangelho que eu vos anuncio não é de inspiração humana, e aliás não é por um homem que me foi transmitido ou ensinado, mas por uma revelação de Jesus Cristo. Gálatas 1,11-12)

Preferir a liberdade em Cristo, mais do que a uniformidade de opiniões. (Prossegui, pois, o vosso caminho em Cristo, Jesus o Senhor, tal como recebestes; permanecei arraigados e fundados nele, firmados assim na fé tal como vos ensinaram e transbordantes de gratidão. Colossenses 2, 6-8)

Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios. Conceber o ministério como dever e privilégio de todos os batizados. (Com efeito, o poder divino nos concedeu tudo o que é necessário à vida e à piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua própria glória e sua força atuante. (2 Pedro 1,3)

Insistir na moralidade (aquilo que é bom e edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo). (Tudo é permitido, mas nem tudo convém, tudo é permitido, mas nem tudo edifica. 1 Coríntios 10,23)

Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo.  (“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16:18)
   
Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia. (Converti-vos: receba cada um de vós o batismo no nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos, 2,38)

Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustenta-la segundo a possibilidade de cada um. (Mas eu vos exorto, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo: guardai a concórdia e não haja divisões entre vós; sede bem unidos num mesmo espírito e num mesmo pensamento. 1 Coríntios 1,10)

Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida. 
(Se te deixei em Creta, foi para que ali concluas a organização (Igreja) e estabeleças anciãos em cada cidade, de acordo com minhas instruções. Tito 1,5)

Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último recanto da terra. (Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Ide, pois; de todas as nações fazei discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a guardar tudo o que vos ordenei. (Mateus 28,18-20)


(Cartaz afixado na Catedral de Cantuária em 1988, por ocasião da Conferência de Lambeth).

Nenhum comentário:

Postar um comentário